Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Agricultura

Agricultura

por du publicado 20/04/2017 08h09, última modificação 20/04/2017 08h09
Sistema alternativo para produção de alimentos visa garantir segurança alimentar às famílias carentes.

O Sistema Integrado Alternativo para Produção de Alimentos conhecido como Sisteminha Embrapa, pode ser uma alternativa de combate a fome no Tocantins. Segundo a chefia da Embrapa Pesca e Aquicultura em encontro com prefeitos do Estado em Palmas, defendendo a implantação do sistema em todos os municípios, como forma de garantir a segurança alimentar às famílias carentes.

O Sistema foi desenvolvido pela Embrapa Meio-Norte/UEP Parnaíba, em 2011. Sendo premiado internacionalmente, e segue um modelo agrícola sustentável, com aproveitamento de materiais disponíveis nas próprias regiões onde é implantado. A tecnologia consiste no tripé peixe, aves e húmus, em associação com outras atividades da cadeia alimentar, como a cultura de hortaliças e frutas, por exemplo.

Nos últimos anos, várias unidades da empresa situadas no Nordeste têm disseminado a tecnologia, por meio de capacitações a multiplicadores. No Tocantins, a Embrapa acredita que seja uma forma eficaz para garantir a segurança alimentar de pequenos produtores. Pois as fezes do peixe servem como adubo para a plantação, e quando parte dessa água cheia de nutrientes é utilizada na irrigação, há uma renovação nos tanques de criação que é benéfica para o próprio peixe.

Segundo a Embrapa, com essa tecnologia, é possível cultivar milho, feijão, alface, coentro, abóbora, entre outras hortaliças, além de frutas. Também é possível plantar plantas medicinais, que podem ajudar a combater doenças em pessoas com dificuldade de acesso aos hospitais. E tudo isso aproveitando resíduos descartados, como papelão, plásticos, cordas desfiadas, dentre outros. Também existe várias formas de se construir um tanque, basta identificar quais materiais podem ser aproveitados do próprio lixo daquela propriedade.

Com resultados garantidos, vários municípios de outros Estados já adotam o Sistema para geração de alimento e renda para famílias carentes. Em muitos deles, os agricultores já estão vendendo os produtos que sobram de suas pequenas propriedades.

Fonte: Embrapa - www.embrapa.br