Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Livros Didáticos

Livros Didáticos

por as publicado 21/08/2015 10h01, última modificação 21/08/2015 10h01
Guia apresenta livros didáticos que serão usados em 2016.

O Guia de Livros Didáticos 2016 já está disponível para professores, diretores e coordenadores educacionais da rede pública de ensino. O guia, disponível on-line, contém resenhas e informações de cada uma das obras aprovadas para o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD).

O período para a escolha das obras será aberto no próximo dia 28/08 e segue até 08 de setembro, no sistema eletrônico do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Desta vez, serão selecionadas obras didáticas de todos os componentes curriculares dos anos iniciais do Ensino Fundamental – primeiro ao quinto ano: letramento e alfabetização linguística, alfabetização matemática e ciências humanas e da natureza (primeiro ao terceiro ano); ciências, história e geografia (segundo e terceiro anos); língua portuguesa, matemática, ciências humanas e da natureza, história, geografia, ciências e arte (quarto e quinto anos), além de livros com temáticas regionais para o quarto ou quinto ano.

Neste ano, os professores podem optar pela coleção integrada de ciências humanas e da natureza, que engloba os componentes de ciências, história e geografia, ou escolher livros específicos de cada uma dessas disciplinas.

Como regra básica, devem ser selecionadas duas opções de cada componente curricular, de editoras diferentes. Se não for possível a aquisição dos livros da editora da primeira opção, o FNDE negociará as obras da segunda.

Caso a escola não queira receber livros de algum componente, basta manter a indicação inicial do sistema: “Não desejo receber livros deste componente”. Ou seja, se registrar escolha para alguns componentes e deixar de marcar em outros, só receberá os livros que escolheu. Se gravar a escolha sem marcar nenhum componente, não receberá nenhuma obra.

Se a instituição de ensino deixar de consultar o sistema ou não registrar opção em nenhum momento, a ela será encaminhado, compulsoriamente, um dos títulos aprovados para o PNLD de 2016 de cada componente curricular.

Após avaliar os dados sobre os pedidos feitos por escolas públicas de todo o País, o FNDE negocia a aquisição das obras com as editoras e, em função da escala da compra, obtém preços inferiores aos do mercado. A previsão é de comprar cerca de 50 milhões de exemplares em benefício de 10,4 milhões de alunos dos anos iniciais do ensino fundamental.

Fonte: Portal Brasil - http://www.brasil.gov.br