Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Tecnologia

por du publicado 19/01/2017 19h41, última modificação 19/01/2017 19h41
Governo Federal institui a Plataforma de Cidadania Digital.

O Governo Federal instituiu a Plataforma de Cidadania Digital, tendo como objetivo ampliar e simplificar o acesso dos cidadãos brasileiros aos serviços públicos digitais, inclusive por meio de dispositivos móveis. O Portal de Serviços do Governo (servicos.gov.br) se tornará o canal único e integrado para a disponibilização de informações, solicitação eletrônica e acompanhamento de serviços públicos.

Foi estabelecido o prazo de seis meses para que o comitê gestor disponibilize uma ferramenta de peticionamento eletrônica e acompanhamento de serviços pelos usuários.

Órgãos da administração federal direta, autárquica e fundacional devem incluir seus respectivos serviços no serviços.gov.br em 12 meses.

Já o prazo para a disponibilização da ferramenta de avaliação da satisfação dos usuários e do painel de monitoramento do desempenho dos serviços públicos é de 18 meses.

Outra finalidade é promover atuação integrada entre órgãos e entidades envolvidos na prestação dos serviços públicos. Para isso, foi criado o Comitê Gestor da Plataforma de Cidadania Digital, que será presidido pelo Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP).

Também participarão desse grupo à Casa Civil da Presidência da República e o Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União.

Fontes: Portal Brasil - www.brasil.gov.br / Ministério do Planejamento - www.planejamento.gov.br